Nesta segunda-feira (25), a titular da secretaria de Convênios e Contratos (Semesc), juntamente com os diretores de arquitetura e projetos, recebeu o vereador, para discutir os investimentos que estão sendo feitos na capital.
No encontro, a secretária detalhou ao vereador os projetos que estão em fase de elaboração e aqueles que muito em breve serão licitados e, posteriormente, executados. Ainda, explicou ao parlamentar como é feita a gestão dos investimentos que são aportados na capital.
Segundo Kempim, a gestão do prefeito e vice-prefeito compreende que muito embora exista diversos recursos disponíveis para captação via emenda parlamentar, do estado e da União, existe a necessidade de seguir à risca todos os parâmetros que observem a execução plena dos ativos (da elaboração de projetos à execução).
“O prefeito determinou que tivéssemos a preocupação com a gestão dos convênios e contratos em todas as suas fases, pois sabemos o quão difícil é retomar uma obra ou projeto que paralisa por algum empecilho processual ou burocrático”, disse a secretária.
O parlamentar, por sua vez, trouxe demandas do seu gabinete para a equipe da Semesc. Na oportunidade, disse que a população tem levado o anseio da construção de espaços públicos com mais acessibilidade.
“As pessoas têm solicitado com uma certa frequência ao nosso parlamento que déssemos mais atenção às questões de acessibilidade, e, em parceria com o Executivo municipal, criássemos políticas públicas que proporcionem mais inclusão àqueles que necessitam de atenção do poder público”, disse o vereador.
O diretor de arquitetura, destacou que a equipe responsável pelos projetos vem empreendendo esforços para garantir que a lei federal 13.146/2015, que ampara os portadores de deficiência, seja observada em todos os projetos de infraestrutura da prefeitura.
“Desde a captação do recurso à execução do projeto, nosso time tem total atenção à questão da acessibilidade. Além de ser uma questão legal que deve ser cumprida, é um dever de todos nós como cidadãos garantir que ninguém seja impossibilitado de utilizar os prédios ou espaços públicos”, detalhou o diretor.
Ao final do encontro, a secretária reforçou que a Semesc está de portas abertas ao vereador e que a equipe está à disposição para tirar e detalhar quaisquer dúvidas do parlamento municipal.
“Seguindo o exemplo do prefeito, estamos sempre dialogando com a Câmara de Vereadores para atender à população de Porto Velho da melhor forma possível. Agradeço ao vereador por colocar-se à disposição da prefeitura e contribuir na construção dos trabalhos desenvolvidos na capital”, finalizou a titular da pasta.
Texto/Foto: Marcelo Negrão